>

Apresentações

09/08/2017
por Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB

Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2017

A iniciativa de se premiar empresas ou entidades brasileiras que se sobressaíram nas exportações brasileiras surgiu durante a organização do 9º Encontro Nacional de Comércio Exterior – ENAEX, realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em 1988. A idéia era de reconhecer as empresas que se destacaram no volume exportado, na diversificação de produtos e mercados, no desenvolvimento de estratégias para ampliar canais de comercialização ou para conquistar novos mercados, além de entidades que incentivaram e apoiaram pequenos e médios empresários na colocação de seus produtos no mercado externo.

Mas, só em 1994 foi lançado oficialmente o "Prêmio Destaque de Comércio Exterior", como iniciativa conjunta da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Desde então, a cerimônia de premiação passou a acontecer durante a realização anual do ENAEX.

O objetivo da premiação continua sendo conferir reconhecimento e incentivo ao empreendedor nacional, bem como às entidades privadas ou públicas que atuam no apoio ao comércio exterior. Foram estabelecidas categorias de premiação, revistas periodicamente em função das conjunturas nacional e internacional. As empresas são selecionadas com base em dados estatísticos do MDIC (SECEX e SCS), além de outros indicadores disponíveis, observando os critérios de cada categoria e que tenham aumentado suas exportações no período de análise.

Ao longo de 22 edições do Prêmio Destaque de Comércio Exterior, foram contempladas 245 empresas, instituições e iniciativas.

Na edição de 2017, realizada no dia 9 de agosto, foram conferidos troféus para as seguintes categorias: destaque exportador (geral), destaque exportador agronegócio, destaque exportador bens de consumo duráveis, destaque exportador bens de capital, destaque exportador conquista de mercado, destaque pequeno e médio exportador, destaque exportador de serviços, destaque logística de comércio exterior e destaque apoio à exportação.

Em sua 23ª Edição, os troféus tiveram uma arte especial, confeccionados pelo mestre-vidreiro e artista Antônio Carlos Molinari, cujo ateliê situa-se em Poços de Caldas (MG), que participou da cerimônia e autografou cada troféu entregue.


– CATEGORIA DESTAQUE EXPORTADOR:  GE CELMA

A empresa apresentou crescimento de 27,7% em 2016, comparativamente ao ano anterior, destacando-se como 9ª maior exportadora de mercadorias do Brasil, exportando turbinas de avião, partes e peças. Com planta na cidade de Petrópolis (RJ), situou-se como a segunda exportadora, quando considerado apenas bens de alta tecnologia. A GE Celma tradicionalmente operava  em reparo e manutenção de motores aeronáuticos. Em fins de 2014, começou uma nova fase, com a expansão de planta e o início da linha de montagem de motores e, após concluir os testes de aeronavegabilidade, passou a exportá-los. Com tal linha de montagem, a GE Celma se tornou a primeira e única oficina da GE fora dos Estados Unidos a montar motores novos. Por esses motivos, a GE Celma foi contemplada na categoria Destaque Exportador (Geral). Na oportunidade, o diretor presidente da empresa, Julio Talon, recebeu o troféu das mãos do presidente da AEB, José Augusto de Castro. 


– CATEGORIA DESTAQUE EXPORTADOR AGRONEGÓCIO: FAZENDAS KLEM

A empresa atua na produção e exportação de produtos orgânicos. Localizada no município de Luisburgo (MG), terras do ciclo montanhoso da Mata Atlântica, com altitude de 900 a 1.250 metros, uma região onde a economia gira em torno da cultura do café, com ótima combinação de clima, altitude, solos e boas reservas naturais. Os cafés das Fazendas Klem são 100% orgânicos e produzidos com atenção a critérios sociais, econômicos, ambientais e de alto padrão de qualidade a nível internacional. A empresa trabalha com policultura de café, abacate e banana, sistema implantado há mais de 30 anos. Em vista disso, a empresa foi premiada na categoria Destaque Exportador – Agronegócio. Pelas Fazendas Klem receberam o troféu Claudio Klem e Juan... que foi entregue pelo vice-presidente executivo da AEB, Carlos Eduardo Portella, e pelo presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio. 


- CATEGORIA DESTAQUE EXPORTADOR BENS DE CAPITAL: STARA

A Stara S.A. Indústria de Implementos Agrícolas é uma empresa brasileira com planta em Não-Me-Toque (RS). Em 2016, teve expansão de 61,4% em suas vendas externas. A empresa considera que a evolução constante está no seu DNA e vem da primeira capinadeira dirigível, quando surgiu na década de 60. Sua engenharia se equipara às melhores do mundo em equipamentos e sistemas. Exemplo do trabalho com inovação foi a conquista da patente mundial do pulverizador com barra central e também a patente mundial do código fonte do Topper. A Stara atua em todo o território nacional e está presente nos cinco continentes. Além do investimento no parque fabril que busca a qualidade e agilidade na produção, a Stara investe em pessoas, disponibilizando treinamentos e oportunidades de crescimento para os seus colaboradores. Pela soma desses motivos, a empresa foi contemplada na categoria Destaque Exportador - Bens de Capital. Recebeu o troféu pela Stara, Felipe Willers, das mãos do vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Cezar Müller.


 – CATEGORIAS EXPORTADOR DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS E PEQUENO E MÉDIO EXPORTADOR: MÓVEIS KATZER

Fundada em 1985, em São Bento do Sul (SC), a Móveis Katzer Ltda. é especializada na fabricação de camas e beliches para exportação. Com produtos feitos de madeira obtida de reflorestamento (pinus), a empresa vem se destacando internacionalmente pela qualidade, preço e prazo de entrega. A especialização e a parceria com fornecedores oferecem produtos com mais qualidade e flexibilidade da produção, atendendo assim às exigências dos clientes, em conformidade com padrões internacionais de segurança, com grande parte de seus produtos certificados. Hoje, é possível encontrar móveis da Katzer nos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Canadá, França, Austrália e América Central. Em 2016, a empresa expandiu seus embarques ao exterior em 13,9%, comparativamente a 2015. Por tudo isso, a Móveis Katzer foi premiada nas categorias Pequeno e Médio Exportador e Exportador de Bens de Consumo Duráveis. Os diretores Anor Evaldo Katzer e Orli Ademir Katzer receberam os troféus das mãos do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Árabe Neto, e do presidente da ABGF, Marcelo Franco.


– CATEGORIA CONQUISTA DE MERCADO: ANGELUS

Desde a fundação da empresa, em 1994, o foco de negócios sempre foi a busca por soluções em odontologia com base científica e tecnológica. Tendo a inovação como meta, a empresa investiu grande parte dos seus recursos na área de Pesquisa e Desenvolvimento e cresceu em estreito relacionamento com as áreas acadêmica, técnica e científica. Hoje, a Angelus Indústria de Produtos Odontológicos S.A., com instalações na cidade de Londrina (PR), atua em todo o território nacional e está presente em quase uma centena de países nos cinco continentes. Possui certificação na União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Japão. Orgulha-se de ser reconhecida como uma empresa inovadora, com a grande missão de gerar sorrisos saudáveis. Em 2016, a empresa ampliou suas exportações para mais de dez novos destinos, comparativamente ao ano anterior. Em reconhecimento a esse desempenho, a ANGELUS foi contemplada na categoria Destaque Conquista de Mercado. Recebeu o troféu o diretor de P&D da Angelus, Cesar Bellinati, entregue pelo presidente da Fecomércio (PR), Darci Piana.


– CATEGORIA EXPORTADOR DE SERVIÇOS: IRB BRASIL RE

Há quase 80 anos, o IRB Brasil Resseguros S.A. é a grande força do mercado ressegurador nacional. A empresa foi privatizada e hoje tem como principais acionistas os três maiores grupos financeiros brasileiros e a União. Com isso, evoluiu e ultrapassou fronteiras, tendo negócios em mais de 40 países. Tem sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo, Buenos Aires, Nova Iorque e Londres. Em 2016, foi a terceira maior vendedora de serviços. Em conta disso, foi premiada na categoria Destaque Exportador de Serviços. O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, entregou o troféu ao diretor José Farias, do IRB Brasil RE.


– CATEGORIA LOGÍSTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR: RUMO LOGÍSTICA

A empresa é atualmente a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, oferecendo uma gama completa de serviços de logística com operações de transporte intermodal porta a porta. A principal área de atuação se estende sobre os Estados de Mato Grosso e São Paulo e os estados da região Sul do Brasil. A sua rede ferroviária abrange uma área responsável por aproximadamente 80% do PIB do Brasil, onde estão localizados quatro dos principais portos do país (Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande) e através da qual é exportada a maior parte da produção de grãos do Brasil. A empresa está entre as principais exportadoras de serviços e se sobressai no ramo de transportes. Por essa razão, foi contemplada na categoria Destaque Logística de Comércio Exterior. Recebeu o troféu o diretor de Relações Institucionais da Rumo, Guilherme Penin, entregue pelo Diretor Geral da Antaq, Adalberto Tokarski, e pelo presidente da Câmara Brasileira de Contêineres (CBC), Silvio Campos.   


– CATEGORIA APOIO À EXPORTAÇÃO: APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam fomentar as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua na atração de investimentos estrangeiros diretos, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Em reconhecimento a todo esse trabalho, a Apex-Brasil foi premiada na categoria Destaque Apoio à Exportação. O troféu foi entregue pelo presidente da AEB, José Augusto de Castro, nas mãos de Gustavo Brum da Apex-Brasil. 


HOMENAGENS ESPECIAIS

– HOMENAGEM DO SENADO ITALIANO AO PRESIDENTE DA AEB:

O Senador da República Italiana, Fausto Guilherme Longo, em nome daquela casa legislativa, prestou homenagem ao presidente da AEB, José Augusto de Castro, entregando-lhe troféu em reconhecimento à relevância de sua atuação em favor das relações Brasil - Itália e da expansão do comércio internacional.

– HOMENAGEM DA AEB A CARLOS SERRA: 

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) prestou homenagem ao fundador e presidente do Grupo Editorial Aduaneiras, Carlos Serra, em reconhecimento pelo apoio e colaboração em favor do desenvolvimento do comércio externo brasileiro. Na oportunidade, Carlos Serra foi representado por seu filho e diretor da empresa, Caio Serra, que recebeu o troféu entregue pelo presidente da AEB, José Augusto de Castro.